7 dicas importantes de como fidelizar clientes

7 dicas importantes de como fidelizar clientes

Fidelizar clientes pode parecer uma tarefa complicada, mas não precisa ser assim. Você já caminhou pela rua hoje e viu quantos comércios são parecidos com o seu?

Além do cenário competitivo, a popularização dos celulares tornou muito fácil buscar outras lojas caso o cliente não encontre o que procura ou não esteja satisfeito na primeira opção.

Para se destacar em um mercado tão competitivo, confira estas 7 dicas para fidelizar clientes hoje mesmo. É tudo uma questão de relacionamento!

fidelizar clientes é tarefa essencial nos tempos atuais

Se seu cliente abraçar você assim quando chegar na sua loja, você venderá até areia no deserto para ele.

Relacionamento com o cliente

A fidelização do cliente está diretamente ligada ao relacionamento da sua empresa com o mesmo. Algumas empresas pensam apenas em vender, vender e vender e acabam esquecendo de investir no relacionamento com o cliente e, consequentemente, na fidelização.Responda rapidamente as perguntas abaixo:

  • Você voltaria para uma loja em que foi mal atendido?
  • Você gostaria de receber e-mails de ofertas que não tem nada a ver com você?
  • O que vale mais para você, uma propaganda ou uma indicação de um amigo?

Agora você já deve ter sentido na pele a importância do bom relacionamento com seus clientes. Esse relacionamento pode ser pessoal, por telefone ou online, tanto faz. O que importa é que o cliente se sinta bem em comprar de você.

Experiência positiva no atendimento, sempre!

Assim que o cliente entrar na sua loja, esteja preparado para oferecer a melhor experiência de atendimento possível. O atendimento é um dos maiores diferenciais (se não o maior) para fidelizar clientes.

Sempre que um cliente pensar em comprar novamente algum produto que tenha na sua loja, ele irá avaliar mentalmente como foi atendido pela última vez. O resultado dessa avaliação será crucial para definir a motivação do cliente em retornar à sua loja ou não.

Uma dica para ter uma experiência positiva é tratar seus clientes como se eles fossem únicos e especiais. Sinta-se a vontade para fazer perguntas pessoais que possam fornecer informações que irão auxiliar na venda e sempre demonstre interesse nas respostas.

  • Seu cliente mora sozinho ou com a família?
  • Tem filhos? De que idade?
  • Algum pet? Qual o nome do pet?

Essas perguntas (adaptadas ao seu negócio) são importantes para traçar quais as necessidades, gostos e momento da vida do seu cliente. Dessa forma, você poderá se comunicar com ele de forma mais eficiente. Essas informações também serão úteis para ações de relacionamento no pós-venda, então ter um local organizado ou sistema para anotar tudo direitinho para poder consultar depois é essencial.

Até mesmo se o cliente engajar uma conversa informal sobre um assunto aleatório, entre no jogo. Quanto mais o cliente se sentir à vontade na sua empresa, melhor será a experiência percebida, mais informações você coletará e poderá usar para motivar mais vendas depois.

Comunicação individualizada é o segredo

Então você descobriu que sua cliente tem um cachorro chamado Bilu e a filha dela está se formando em Biomedicina. Nas próximas interações com a cliente, convide para trazer o Bilu para a loja para conhecer, pergunte o quão nervosa ou feliz a filha dela está com a formatura chegando, etc.

Essas ações vão surpreender e consequentemente criar laços com sua cliente, tornando-a fiel à sua empresa. E hoje com cada vez mais opções no mercado, fidelidade do cliente vale muito.

Redes sociais podem ser usadas para fidelizar clientes?

Não só podem como devem. É praticamente impossível fidelizar clientes sem estar presente também nas plataformas mais importantes para eles. E quando falamos nas plataformas mais importantes para fidelizar clientes, nos referimos àquelas em que eles estão presentes.

Para saber disso, você precisa ter traçado suas personas e identificado quais as redes sociais em que sua persona está. Assim, crie uma estratégia de marketing para desenvolver o engajamento, interaja com as pessoas em sua fanpage, crie concursos e sorteios, pergunte, peça feedback, responda a comentários, seja humano!

Programas de fidelização são essenciais para seu cliente comprar regularmente

Uma forma certeira de incentivar o retorno do cliente à sua loja é criando programas de fidelidade. Ofereça descontos, brindes ou até mesmo formas de pagamento mais flexíveis.

Aqui vale usar a criatividade, por exemplo, criando escalas de pontuação! Tenha clientes ouro, diamante, etc e ofereça descontos, brindes, benefícios ou parcelamentos progressivos.

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Seu cliente irá pular de alegria quando receber um cupom de desconto por ter atingido o nível Diamante!

Mantenha o contato

De nada adianta fazer todas estas ações se você não manter o contato com seu cliente, porque um cliente abandonado é um cliente perdido.

Para fidelizar clientes é necessário estabelecer um processo e entrar em contato, seja por e-mail, telefone, mensagens diretas nas redes sociais ou whatsapp.

O importante é que seu cliente receba regularmente suas promoções, novidades ou ofertas. Uma dica é utilizar as listas de transmissões do Whatsapp para enviar fotos e mensagens quando chegarem novos produtos, por exemplo.

Tome cuidado com grupos! Os grupos de Whatsapp, apesar de parecerem práticos, são ferramentas perigosas. Basta um cliente que teve uma experiência ruim falar mal da sua loja ou outro enviar alguma coisa que não agrade o resto do grupo para sua ação de marketing de fidelização ir por água abaixo. Priorize as listas de transmissão, assim, os clientes não conseguem falar entre si e você mantém o ambiente controlado.

Mas não exagere! Você não quer perder o cliente por estar incomodando com mensagens não desejadas.

Tenha em mãos o cadastro dos seus clientes!

Para que você consiga aplicar todas essas dicas com eficiência, você precisa ter acesso ao cadastro dos seus clientes de forma rápida e prática. Então, é necessário contar com um sistema de cadastro de clientes como o Sige Lite. Nele você pode armazenar os dados básicos dos seus clientes de forma super organizada e acessível.

Você também pode criar campos personalizados para adicionar informações extras no cadastro, como por exemplo, se seu cliente possui um pet ou não, se tem filhos, nome do cônjuge, entre outras informações que serão super importantes na hora de fidelizar clientes e praticar o contato!

Experimente agora mesmo o Sige Lite, sistema gratuito de gestão de empresas com emissão de notas fiscais.

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