22 de maio de 2019
Conteúdos de empreendedorismo e finanças oferecidos por um software grátis de gestão de empresas.

A nota fiscal é um dos documentos mais importantes de uma empresa. Saber como tirar nota eletrônica é uma duvida muito comum, principalmente para os empreendedores que estão começando seus negócios. Neste artigo, faremos o possível para lhe esclarecer as perguntas mais freqüentes.

A Nota Fiscal Eletrônica, ou NF-e, é responsável por registrar somente as transações de Produtos e Mercadorias. Estes itens normalmente são bens físicos e tangíveis, comercializados entre duas partes. Existem outros documentos fiscais destinados exclusivamente para notas sobre prestação de serviços e sobre vendas ao consumidor final.

Confira também o artigo “Entenda o que é a nota fiscal e suas particularidadesclicando aqui.

Emitir a nota fiscal é uma maneira de a empresa manter-se em dia com os tributos devidos ao governo, e aumentar a confiança perante fornecedores e clientes. Antes de lhe mostrar como tirar nota eletrônica, veja algumas outras informações importantes:

  • DANFE: sigla que representa o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica, uma representação gráfica da nota para impressão, contendo os dados principais do documento fiscal;
  • XML: esse é o arquivo eletrônico que a empresa enviará a SEFAZ, e representa efetivamente a emissão da nota fiscal;
  • Conforme determinação da Receita Federal, o emissor da NF-e deve armazenar os arquivos de cada nota por, no mínimo, 5 anos;
  • O certificado digital é o documento utilizado para assinar a nota fiscal digitalmente, e garantir a integridade dos dados. Recomendamos o uso do Certificado A1, que é um arquivo que fica salvo no computador e traz mais praticidade para a emissão da nota.

Como tirar nota eletrônica

Para gerar a nota fiscal com facilidade, é preciso contar com um sistema emissor de NF-e. Esse sistema será responsável por organizar as informações, gerar o arquivo XML, enviar para a Secretária da Fazenda e lhe apresentar o retorno da mesma.

Esses são os processos básicos realizados por um emissor de NF-e. Mas os benefícios para a sua empresa vão muito além. Com um emissor como o Sige Lite você ganha mais praticidade em todo controle do negócio. Você poderá emitir suas notas fiscais sem nenhum custo, pois ele é totalmente gratuito, e já está totalmente adaptado ao layout 4.0 da NF-e. A emissão pode ser feita mesmo sem internet, pois o Sige Lite funciona online e offline.

>> Baixar o Sige Lite GRÁTIS <<

Show Full Content
Anterior Entenda o que é a nota fiscal e suas particularidades
Próximo O que é um sistema de gestão? Entenda tudo neste artigo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar
Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Controle de estoque: como fazer para ter grandes resultados com pequenas atitudes

30 de julho de 2018
Fechar