22 de maio de 2019
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Agosto está se aproximando e com ele vem o dia dos pais, como bem sabemos, esta data irá influenciar significativamente as suas vendas. Sendo assim, é necessário realizar alguns preparativos para garantir que esta influência seja positiva.

O real volume das vendas relacionada à esta data é criado em média três semanas antes. Mas o ideal é que o controle das vendas seja semanal para conseguir assim, realizar os ajustes necessários caso algumas de suas ações não funcionem como o esperado.

Pensando nisso, separamos 7 dicas infalíveis para alcançar o sucesso no final da sua campanha de dia dos pais, confira abaixo!

1 – Organize o seu espaço

Crie uma vitrine criativa e convidativa, não basta expor todos os seus produtos, é necessário criar um cenário onde o cliente em potencial consiga se imaginar utilizando os seus produtos.

Principalmente para o ramo do varejo, é a sua vitrine que irá influenciar diretamente no aumento ou não de suas vendas! A concorrência estará literalmente na porta ao lado, então é necessário se destacar! Toda atenção dada no planejamento e execução da sua vitrine de dia dos pais é válida.

2 – Crie um bom mix de produtos

Lembre-se que o resultado destas promoções devem ser positivos, sendo assim, é necessário aproveitar todas as oportunidades de vendas neste período sazonal.

Então crie o seu mix de produtos pensando em diferentes perfis de pais. Desperte o interesse de todos os filhos que estão em busca de presentes especiais aos seus pais. Lembre-se que muitos filhos não tem ideia do que dar aos seus pais, então criar um mix de produtos para cada “estilo de pai”, com um bom discurso previsto sobre o porquê que o pai vai gostar daquele presente é essencial.

Não esqueça dos mix para diversos bolsos: é muito importante ter presentes que cabem em qualquer tipo de orçamento, sejam presentes baratinhos até presentes mais expressivos. Mesmo que sua loja atenda um público com faixa de renda específico, navegue entre as possibilidades dentro desta faixa.

3 – Papel de presente

A sua venda vai ser em sua maioria de presentes. Tenha opções de pacotes e papeis de presente, sacolas e sacos. É interessante possuir opções gratuitas e mais comuns, mas também ofertar pacotes mais elaborados cobrando por isso.

O embrulho do presente acaba se tornando uma oportunidade para você aumentar o ticket da sua loja e a satisfação do seu cliente que não irá precisar se preocupar em embalar o presente depois.

4 – Redes Sociais

Aproveite o tema em um artigo/post simples, mas que ressalte a importância dos pais, gerando interação com a sua empresa para divulgar a sua marca.

Verifique em qual rede o seu público-alvo está mais presente e crie uma promoção especialmente para os usuários da rede escolhida! Aqui vale utilizar de estratégias para gerar engajamento, como promoções de compartilhamento, enquetes, etc.

5 – Vendedores

Em datas especiais como o dia dos pais, é preciso trabalhar ainda mais a relação com o cliente para assim, saber questioná-lo de forma correta e atingir suas expectativas.

Treine os seus vendedores para atender a todos com qualidade e agilidade, mesmo quando a loja estiver cheia, esta é uma ótima oportunidade para criar programas de incentivos com ganhos extras para o período.

Grande parte das vendas nesta data comemorativa é consultiva: ou seja, o cliente não sabe exatamente o que comprar. Treine seus vendedores para que eles saibam o que sugerir e criar o interesse de compra no cliente.

Pode ser interessante e mais fácil para sua equipe se você pré-definir sugestões baseadas na persona do pai. Criar perguntas que ajudem na descoberta deste estilo é importante. “Seu pai gosta de tomar vinho ou é mais da cerveja? Gosta de relógios? Com o que ele trabalha?”. Estas são perguntas clichês mas que ajudam a nortear a oferta de um mix de produtos para os indecisos.

6 – Mensure os resultados

Sua campanha está ativa e aparentemente as vendas estão acontecendo conforme o esperado, mas esta não é a hora de relaxar, muito pelo contrário!

De forma semanal é necessário realizar algumas verificações, como:

  • Produtos – Os produtos separados para a campanha estão tendo saída?
  • Ações de vendas – Suas ações estão aumentando o seu volume de vendas?
  • Vitrine – Ela está chamando atenção e atraindo mais clientes para sua loja?
  • Estoque – Há produtos suficientes no estoque? O estoque atual irá suprir a demanda?
  • Compare – Analise o ano anterior no mesmo período e faça análises comparativas.

E por fim, documente o máximo de informação possível, como quais as ações de vendas utilizadas e informações de estoque, para que no próximo ano você descarte o que não funcionou e melhore as suas ações.

7 – Utilize a tecnologia ao seu favor

Através do frente de caixa (PDV) do SIGE Lite é possível realizar vendas de forma ágil e prática, assim você perde menos tempo registrando as suas vendas e pode se dedicar ao que realmente importa, o seu cliente. Ninguém gosta de aguardar na fila para efetuar uma compra. A demora neste tipo de atendimento é tão grave que não é raro o cliente desistir de uma compra pela fila do caixa estar grande ou muito demorada.

Além disso, no SIGE Lite você terá como visualizar suas informações de venda de forma fácil e atualizada em tempo real, fazendo você ganhar tempo nas análises e mensuração dos resultados.

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