Como fazer Livro Caixa (com planilha para download)

Como fazer Livro Caixa (com planilha para download)

Você sabia que as empresas optantes pelo Simples são obrigadas por lei a declararem os valores do seu fluxo de caixa? Por isso, é importante no planejamento financeiro que as informações de entrada e saída de valores estejam registrados e bem organizados. Isso pode ser feito através do Livro Caixa.

Neste artigo você entenderá como fazer o Livro Caixa. Você vai entender como preencher as colunas corretamente, alem de conferir algumas dicas para aproveitar bem este documento contábil. Além disso, preparamos uma planilha gratuita para que você gere o seu Livro Caixa com facilidade. Você pode baixar a planilha gratuitamente clicando aqui.

O que é o Livro Caixa?

Quando se tem uma empresa, é necessário que se possua um controle financeiro de seus lucros e despesas. O Livro Caixa é um documento contábil utilizado para iniciar este controle de pagamentos em dinheiro.

As anotações devem ser metódicas, diárias e detalhadas. Mas para que seja realmente válido, existem alguns pontos a observar no preenchimento deste livro.

Quem deve manter um Livro Caixa?

Todas as empresas enquadradas no Simples Nacional devem possuir um Livro Caixa válido e atualizado, de acordo com a Lei 9.317.

Requisitos de um Livro Caixa

Para que seu Livro Caixa seja válido, ele necessita possuir algumas informações básicas, são elas:

  • Termo de Abertura: é a primeira página do Livro Caixa. Deve constar no Termo de Abertura o nome da empresa, CNPJ e endereço, o número de folhas do livro e para qual finalidade ele se destina. Também, esta folha deve ser datada e assinada pelo contribuinte ou pelo contador.
  • Folhas de escrituração: são as folhas onde você irá escrever os lançamentos dos valores. Deve-se colocar as receitas e as despesas de forma individual, organizadas em ordem cronológica por dia, mês e ano. Importante ressaltar que não podem haver rasuras, emendas ou borrões nos registros.
  • Termo de Encerramento: última página do Livro Caixa, serve para confirmar os dados registrados no termo de abertura, também datada e assinada.

Como preencher o livro caixa?

Nas folhas de escrituração, há uma estrutura pré-definida que deve ser respeitada para o correto registro de valores do seu caixa:

  • Saldo Anterior: na primeira linha do Livro Caixa, deverá ser mostrado o saldo anterior, página a página. Caso utilize uma planilha, o ideal é que se coloque mês a mês.
  • Data: a primeira coluna da folha deverá conter a data da transação, seja ela entrada ou saída.
  • Histórico: na segunda coluna você deverá escrever a descrição daquele lançamento, ou seja, ao que se refere aquele valor de transação
  • Entrada ou Crédito: Caso o valor seja um recebimento, você deverá colocá-lo nesta coluna.
  • Saída ou Débito: Caso este valor refira-se a um pagamento, você deverá colocá-lo nesta coluna.
    Lembrando que você nunca poderá colocar um valor de entrada e saída na mesma linha. Cada transação é individual, portanto, por mais que seja com o mesmo fornecedor, você deverá utilizar uma linha para o recebimento e uma linha para o pagamento.
  • Saldo: a última coluna deverá conter o saldo após a operação descrita na linha.

Planilha de Livro Caixa fácil e gratuita

Ninguém merece escrever na mão, em caderno, o Livro Caixa da empresa.

Livro caixa como fazer

Escrever o Livro Caixa em um caderno pode ser entediante. Acredite.

Hoje em dia existem diversos recursos para facilitar todo esse processo. Um deles é a planilha que criamos para facilitar o preenchimento do Livro Caixa, em excel, extremamente prática para ser utilizada. A planilha é 100% gratuita, então é só fazer o download e começar a utilizar:

 

BAIXAR PLANILHA GRATUITA

 

De qualquer forma, como no Livro Caixa você só irá registrar as transações em dinheiro, dependendo da sua operação, o ideal é trabalhar em um sistema de gestão com um fluxo de caixa, mais completo, em que se pode registrar além dos recebimentos e pagamentos em dinheiro, outras atividades operacionais, financiamentos, investimentos, etc.

Caso você queira ter um controle de contas a receber e a pagar de forma integrada com o resto das informações da sua empresa, utilize o Sige Lite.

O Sige Lite é um sistema de gestão totalmente gratuito que irá ajudar no gerenciamento de cada setor da sua empresa, tudo de forma integrada. Você poderá até emitir notas fiscais, de forma totalmente gratuita.

>> Baixar o Sige Lite GRÁTIS <<

Artigos Relacionados