Planejamento Financeiro: O que é e porque é importante

Planejamento Financeiro: O que é e porque é importante

O planejamento é um dos controles mais importantes de uma empresa. Qualquer contratempo nas contas empresariais pode gerar uma grande queda nos resultados do negócio. Por isso, fazer um planejamento financeiro é essencial para evitar surpresas.

Neste artigo vamos compartilhar algumas dicas para montar o seu planejamento financeiro com eficiência. Será necessário muito empenho e uma ampla visão estratégica do negócio, para que assim você possa melhorar seus resultados.

Mas afinal, o que significa planejamento financeiro?

É basicamente, a organização das contas a pagar e a receber para a criação de um “manto de proteção” das necessidades do indivíduo ou estratégias da empresa. É uma ferramenta poderosa para alcançar objetivos em curto, médio e longo prazo.

Tenha em mente que o momento para montar o seu planejamento financeiro é agora. Não adie a elaboração do seu planejamento, pois esse é um erro que pode prejudicar muito o andamento do negócio. Você pode começar definindo metas mensais, mas o planejamento deve ser anual, para evitar imprevistos que podem aparecer durante o ano de exercício da empresa.

O processo de planejamento consiste em um clico de quatro etapas que se repetem em uma mesma ordem. Assim, todas as tarefas se tornam padronizadas e a cada repetição a sua confiabilidade e segurança de execução são aumentadas.

Este ciclo é chamado de “PDCA” (Plan (Planejar) > Do (Executar) > Check (Checar) > Act (Agir).

planejamento financeiro-pdca

Uma das vantagens do método é que ele é permanente, o que possibilita que seu plano esteja sob constante análise e aperfeiçoamento. Mas, é preciso ter disciplina para se manter dentro do que foi planejado, com ações objetivas em prol das metas para atingir o sucesso.

Consulte especialistas

Para realizar um bom planejamento financeiro, você terá que analisar a organização da sua empresa como um todo, como: fluxo de caixa, capital de giro, contas a pagar e a receber, entre outras operações.

Caso estes dados estejam bagunçados ou até confusos, pode ser interessante contar com o auxílio de um consultor financeiro. Mesmo que você já seja um empreendedor experiente, toda ajuda é bem vinda.

Pois, esse profissional poderá passar orientações financeiras que levam em conta as características individuais do negócio, traçando também planos certeiros de investimentos.

Para ter um planejamento eficiente, é essencial que você tenha total consciência sobre a situação atual das finanças da sua empresa.

Ainda não conhece o SIGE Lite?

O SIGE Lite é um ERP Gratuito com frente de caixa, integração com o Mercado Livre, emissão de nota, multiplataforma, funciona online e offline e vai ajudar você a faturar cada vez mais na sua empresa. Aproveite e baixe agora. É GRATUITO! 🤑

>> Baixar o SIGE Lite AGORA! <<

Artigos Relacionados